Institucional

A Trajetória do Círculo Psicanalítico de Sergipe

Fundado em 27 de julho de 1989 por Déborah Pimentel e Edméa Fontes de Oliva Costa, com apoio de psicanalistas do Círculo Psicanalítico da Bahia, o Círculo Psicanalítico de Sergipe (CPS) tem como objetivo estudar e promover a psicanálise.

Reconhecido em 1990 como unidade do Círculo Brasileiro de Psicanálise (CBP) e membro da International Federation of Psychoanalytic Societies (IFPS) (https://www.ifps.info). Desta data até hoje, o CPS esteve representado nas diretorias do CBP como presidentes nacionais: Déborah Pimentel (2008-2010) e Ricardo Azevedo Barreto (2014-2017). O CPS realiza grupos de estudos, seminários, eventos científicos e criou a Clínica Social, oferecendo atendimento terapêutico a estudantes carentes e, posteriormente, a pessoas de baixa renda.

Em 2008, o CPS sediou o XVII Congresso do CBP em Sergipe, consolidando sua importância no cenário psicanalítico. Este evento alcançou pleno êxito graças a uma fantástica parceria com a Associação Sergipana de Psiquiatria, liderada pelo psiquiatra José Hamilton Maciel Silva Filho e com o apoio de inúmeras instituições, entre elas a Academia Sergipana de Medicina, presidida por Déborah Pimentel, e a Sociedade Médica de Sergipe, sempre sensível aos eventos e publicações da categoria e que estava sob a presidência do confrade, imortal da Academia, o neurologista Petrônio Gomes. Em 2025 o CPS repetirá o feito, realizando o novo congresso nacional, o XXVIII e a XXIII Jornada em parceria com a Associação Sergipana de Psiquiatria e tornando assim, Aracaju, mais uma vez, na capital da Psicanálise.

O CPS permanece comprometido com a formação psicanalítica e com a prestação de serviços à comunidade, sendo um espaço aberto para debates e diversidade de pensamento.

 

Organizadores do XVII Congresso do Círculo Brasileiro de Psicanálise, VII Jornada Sergipana de Psiquiatria, VI Jornada do Circulo Psicanalítico de Sergipe.

Organizadores do evento (Hamilton Maciel e Déborah Pimentel), a Presidente do CBP, Cybele Barbieri, e os convidados Carlos Pinto Correa e Marco Antônio Jorge Coutinho.

Podemos Ajudar?