A Revista Estudos de Psicanálise cresceu e ganhou grande projeção e visibilidade nacional entre as suas congêneres, neste seu meio século de existência, e foi fundada pelo querido amigo, psicanalista, Antônio Franco Ribeiro, que tivemos a honra e o prazer de receber nas terras de Sergipe Del Rey. Antônio veio nos prestigiar no CPS, a convite de seu grande amigo-irmão, o fundador do Círculo Psicanalítico da Bahia e que me sussurrou inspiração para a fundação do Círculo Psicanalítico de Sergipe, Carlos Pinto Corrêa, a quem lanço loas por tudo que ele representa para a psicanálise na Bahia, em especial o Círculo Psicanalítico da Bahia e para nós de Sergipe. Obrigada Carlos, por toda a minha formação psicanalítica, pelo trabalho de supervisão feito com você por alguns anos, e pelo estímulo e presença física fundamentais, nos primeiros anos da fundação do CPS, há 35 anos.
Durante a nossa gestão à frente do Círculo Brasileiro de Psicanálise em parceria com Cleo José Mallmann, o nosso vice-presidente, membro do Círculo Psicanalítico do Rio Grande do Sul, eu e Ricardo Azevedo Barreto, éramos os editores da Revista e inauguramos uma nova fase, aceitando o desafio de transformá-la em um periódico semestral, o que, ao longo do tempo, permitiu que na Plataforma Sucupira da CAPES alcançássemos um excelente Qualis – classificação realizada a cada quatro anos (último quadriênio foi 2017-2020).
Há alguns anos que a Revista não é mais itinerante e não segue mais a presidência e a sede do Círculo Brasileiro de Psicanálise, por conta de uma logística que favorece a produção e a qualidade editorial.
Algumas pessoas ao longo destes anos foram fundamentais para o crescimento e a qualidade da Revista e destaco, enalteço e agradeço ao crítico de arte e psicanalista do Círculo Psicanalítico de Minas Gerais, Carlos Perktold, um amigo maravilhoso, que escreveu o prefácio de um dos meus livros, Formação de Psicanalista. Foi Carlos que deu nova roupagem à Revista Estudos de Psicanálise e que culminou na nossa gestão em uma maior periodicidade e na estruturação das normas aos autores, que vigoram até hoje.
Só construindo este terceiro índice é que me dou conta que as normas aos autores da Revista Estudos de Psicanálise precisam ser revisitadas, pois estamos utilizando nos nossos artigos palavras-chave que não constam nos Descritores em Ciências da Saúde (DeCs) produzido pela BIREME/OPAS/OMS. Estes descritores formam um vocabulário controlado, organizado de maneira hierárquica e derivado do tesauro Medical Subject Headings (MeSH), produzido pela Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos da América. As revistas científicas do mundo inteiro submetem-se ao MeSH e precisamos nos próximos números nos adequar. A importância disso é que nossas publicações poderão ser acessadas por outros pesquisadores e psicanalistas de forma muito mais fácil e rápida.
Importante lembrar que vários editores emprestaram e continuam emprestando seus nomes e prestígios para a manutenção da revista e do seu bom nome, e que muito contribuíram de forma plena para o presente sucesso. Cito nossa gratidão a todos eles, em especial e em nome dos demais, reverencio Anchyses Jobim Lopes e Isabela Santoro Campanário, de saudosa memória.
Estamos, simultaneamente a este lançamento, fazendo a distribuição online dos dois índices anteriores e assim, desejo que os nossos leitores aproveitem o máximo destes Índices Remissivos e façam deles instrumentos de busca que favoreçam a circulação da teoria psicanalítica.
Déborah Pimentel, PhD
Presidente do Círculo Psicanalítico de Sergipe Membro da Sociedade Brasileira dos Médicos Escritores Imortal das Academias Sergipanas de Medicina e de Educação


Lançamento da Revista Estudos de Psicanálise n. 32 na Sociedade Médica de Sergipe (SOMESE). Compondo a mesa: Prof. Antônio Paixão, representante da UFS; Cecília Nascimento Rodrigues, representando o CPS e a Associação Sergipana de Psiquiatria; Paulo Amado, representando a Academia Sergipana de Medicina; Ricardo Barreto e Déborah Pimentel, editores da Revista Estudos de Psicanálise (2008-2010); Prof. Jouberto Uchoa, Reitor da UNIT; e Dr. Petrônio Gomes, presidente da SOMESE.