Histórico do Congresso
Conheça todo o histórico e programação do que foi o XVII CONGRESSO DO CÍRCULO BRASILEIRO DE PSICANÁLISE.
Clique aqui

Encerra-se com êxito o XVII CONGRESSO DO CÍRCULO BRASILEIRO DE PSICANÁLISE

O XVII Congresso do Círculo Brasileiro de Psicanálise foi um sucesso.
Foram mais de 400 inscritos de todo o Brasil. Foram 60 palestrantes e os anais do evento ficou pronto e lançado no próprio Congresso. Tudo deu certo.O discurso de posse foi muito apreciado pelos presentes por abordar o tema título do Congresso: As interfaces entre a psicanálise e a psiquiatria.
Na posse como Presidente do Círculo Brasileiro de Psicanálise biênio 2008-2010 (Aracaju será a capital da psicanálise por dois anos)estavam presentes compondo a mesa da solenidade, o presidente da Associação Sergipana de Medicina, José Hamilton Maciel Silva Filho, parceiro deste evento que foi simultâneo com a VII Jornada Sergipana de Psiquiatria. Também presente,Petrônio Gomes, presidente da Sociedade Médica de Sergipe, Henrique Batista, presidente do Conselho Regional de Medicina, José Hamilton Maciel, vice-presidente da Academia Sergipana de Medicina, Lúcio Prado Dias, secretário geral da Academia Sergipana de Medicina, José Augusto Barreto, diretor do Hospital São Lucas,Adelson Chagas presidente da UNIMED, Ricardo Ramos, diretor de negócios da UNIMED, e os presidentes das unidades federadas do Círculo Brasileiro de Psicanálise, Cibele Prado Barbieri, presidente da Bahia e a ex presidente nacional que transmitiu o cargo naquela sessão, Cleo Malmann, do Rio Grande do Sul e que é o vice-presidente nacional neste novo biênio,Maria Mazzarelo Cotta Ribeiro, de Minas Gerais, Mercês Muribeca, da Paraíba, Ana Yeda Cirilo Carvalho,de Pernambuco e Anchyses Jobim Lopes do Rio de Janeiro que sediará daqui a dois anos o próximo congresso que terá como tema "Psicopatias da vida cotidiana".
O discurso de posse foi uma retrospectiva da história do Círculo Psicanalítico de Sergipe e foi recheado de muita emoção.
Tudo foi perfeito.A comissão executiva foi muito elogiada.


Grupo musical MP3 tocou no Congresso.


O MP3 tocou na abertura e no encerramento de nosso congresso. Saiba um pouco mais sobre o conjunto.
O "Fim de Tarde" promovido pelo superintendente do Jornal Cinform, fez com que colegas de trabalho se reunissem para tocar todas as sextas na sede desse Jornal. Desde então, a proposta de levar música de qualidade em um formato diferente, trouxe ao terraço do Cinform o grupo instrumental "MP3", que sempre teve como organizadora a professora e violinista Drusila Vasconcelos.
A formação do grupo é composta por professores de música com licenciatura em música, pós-graduação em artes-educação e técnico em instrumento pelo C.M.S. Seu formato instrumental é composto por: violino (Drusila Vasconcelos), violão (Denisson Cléber) e percussão (Ton Toy). Durante a semana, todos os componentes atuam como educadores em projetos sociais e ministram aulas particulares de seus instrumentos respectivos. Desse modo, a música é transmitida pelo grupo não só na hora das apresentações, mas como meio de melhorar a expectativa e a auto-estima de crianças e adolescentes de vários bairros da grande Aracaju.
Nas apresentações, vários estilos de música são executados, porém a predominância é a MPB, a qual, os músicos dedicam horas de ensaio, pesquisa e estudo. Por isso o nome do grupo faz referência à Música Popular Brasileira, executada por 3 ( MP3). Entre os compositores mais tocados estão: Tom Jobin, Caetano Veloso, Vinícius de Moraes, Luiz Gonzaga e outros.



Conferência Magna



Interfaces entre a Psicanálise e a Psiquiatria. Marco Antonio Coutinho Jorge Professor da UFRJ, psicanalista do Corpo Freudiano e Escola de Psicanálise - seção RJ








Stress ocupacional, afastamento do trabalho e aspectos legais


Aconteceu, dia 20 de setembro, na sede do Conselho Regional de Medicina, das 8 às 12h, com os palestrantes os médicos do trabalho Dr. José Rivaldo Santos e Dr. Luiz de Oliveira Neto e a consultora organizacional Sandra Maria Coêlho Nunes, a atividade pré-congresso Stress ocupacional, afastamento do trabalho e aspectos legais.





Sandra Coêlho fala sobre Stress Ocupacional


Repercute positivamente a apresentação otimista e de alto astral da consultora organizacional Sandra Coêlho, sobre Stress Ocupacional no último encontro pré-congresso dia 20 de setembro no CREMESE. Sandra levantou algumas premissas básicas de bem viver: gostar do que faz, respeitar os próprios limites, ter empatia e amar muito (auto-estima elevada e amar àqueles que estão ao seu redor, família principalmente).Valeu Sandra!





Lançamento de livro


Sai o o mais novo livro do psicanalista Carlos Pinto Corrêa, fundador do Círculo Psicanalítico da BAhia e fundador do Círculo Psicanalítico de Sergipe.
A Edições Macunaíma convida para o lançamento do livro O Diário de Bruno, autoria de Carlos Pinto Corrêa, no dia 30 de setembro de 2008
Livraria Civilização Brasileira
Shopping Barra- Av. Centenário s/nº,
40155-150
Salvador- Bahia
O livro terá também lançamento no XVII Congresso do Círculo Brasileiro de Psicanálise.
Clique aqui para ler resenha do livro





Encontro sobre transtornos alimentares

O auditório do Conselho Regional de Medicina, no dia 23 de agosto, por ocasião do segundo encontro pré-congresso, estava lotado.

Foi um sucesso: o tema discutido foram os transtornos alimentares.

Na foto da direita para esquerda está José Hamilton Maciel Silva Filho, presidente da ASP, Márcia Tomé, Fábio Almeida, Ricardo Azevedo Barreto e Eduardo Mendonça


Música no Pré-congresso



Nos dois primeiros encontros pré-congresso, dias 2 e 23 de agosto, David Christian fez a abertura com apresentação musical.

Veja foto ao lado.

















Sucesso no primeiro encontro Pré-Congresso
O primeiro encontro pré-congresso no Conselho Regional de Medicina, dia 2 de agosto, sobre "dependência química, jogo patológico e aspectos legais", foi um sucesso, com 103 inscrições.
O laboratório JANSSEN, foi o patrocinador do evento trazendo de Maceió, a psiquiatra Suzzana Bernardes Santos. Os outros palestrantes foram Maria Helena Ávila Lima, Rossana Morais Eiras e o ouvidor da OAB, Matheus Dantas Meira.(foto anexa do presidente da Associação Sergipana de Psiquiatria, parceiro do evento, Dr. José Hamilton Maciel Silva Filho e a palestrante Suzzana Bernardes Santos)